Por que não se deve dar chocolate ao seu cachorro? Conheça os principais motivos 1

Por que não se deve dar chocolate ao seu cachorro? Conheça os principais motivos

Sempre que estamos comendo alguma coisa, vem nosso cachorrinho com aqueles olhos pidões, e nossa vontade é dar um pedacinho para agradar nosso filho peludo. Isso é ok para vários alimentos, mas no caso do chocolate nunca dê para ele.

Pode parecer lenda urbana, mas a realidade é que o cacau é muito tóxico para o organismo do cachorro, e mesmo em poucas quantidades pode fazer muito mal.

 “Ah, mas ele fica olhando com muita vontade, eu fico com dó e dou só um pouquinho”. 

Primeiro de tudo, seu cãozinho não tem discernimento para entender exatamente o que você está comendo, então não se preocupe, ele não vai passar mal porque ficou com vontade de comer chocolate, e existem vários outros petiscos adequados para ele e bem mais saudáveis. 

Por isso, vamos falar mais sobre os malefícios do chocolate para seu cachorro e também de outros alimentos. Fique até o fim que vamos deixar dicas de petiscos caseiros e saudáveis para agradar seu filho de pelos.

Boa leitura.

Além do Chocolate

O chocolate é o alimento mais conhecido quando o assunto é ser tóxico para os cachorrinhos, até porque muita gente já passou pelo terror de ver o bichinho passar mal após ingerir sem querer um pedacinho do doce. 

Contudo, o chocolate é só um dos alimentos que representam perigo para os cachorros. Primeiro de tudo temos que lembrar que nosso organismo e dos cãezinhos são diferentes. Apesar de serem onívoros como os humanos, os cachorros não possuem algumas enzimas que nós temos, portanto há alimentos que eles não são capazes de metabolizar e o corpo rejeita.

Alguns desses alimentos são:

  • Cebola
  • Café (cafeína em geral)
  • Alho
  • Sal (é bom evitar) 
  • Uvas e Passas, as sementes principalmente
  • Bebidas alcoólicas em geral podem causar danos hepáticos
  • Massa de pão pura por conta do fermento biológico que reage muito mal no organismo dos cachorros.

Ossos cozidos também é bom evitar, não pela toxicidade mas por ficarem mais moles e podem se quebrar facilmente ferindo a garganta dos bichinhos. Opte por ossos crus e maiores, que ele possa roer sem perigo.

Esses são os alimentos principais que não fazem bem para os cachorros e que temos no nosso dia-a-dia, porém, estamos nessa época de páscoa, então é importante destacar mais ainda a questão do chocolate, até para que não ocorram acidentes involuntários com os bichinhos.

Se meu cachorro ingerir chocolate ele pode morrer?

Sim, como mencionamos acima, o sistema digestivo deles não tem enzimas capazes de metabolizar o cacau e a cafeína contidas no chocolate.

Mas calma, casos de morte ocorre caso o consumo seja de grande quantidade, se comer um pedacinho acidental, vai passar muito mal, porém sem risco de vida

O que fazer se meu cãozinho comer chocolate?

De prontidão corra para o seu veterinário, e aí não importa a quantidade que ele comeu, pois deve ser feita uma lavagem estomacal de emergência para tirar toda toxina ingerida. Pois mesmo em pequenas quantidades, a toxicidade vai machucar muito seu cãozinho, então é melhor evitar esse sofrimento a todo custo.

Existe chocolate próprio para cachorro?

Como dissemos, o problema está nas toxinas do cacau, então não há de fato um chocolate para cães. O que você encontra no mercado são alguns petiscos que simulam o chocolate, utilizando alfarroba por exemplo. Então se quer um agrado de páscoa que se assemelhe, procure uma opção nesse sentido para garantir a segurança do seu pet.

Mas cá entre nós, existem muitos petiscos deliciosos e muito mais saudáveis que você pode fazer ai na sua casa, de forma bem simples.

Faça petiscos caseiros e saudáveis

Os cachorros precisam de uma alimentação balanceada tanto quanto nós seres humanos, senão podem ter problemas de saúde, com desnutrição e obesidade canina. 

Por isso preparar petiscos em casa, com bons ingredientes, é uma ótima forma de zelar pela saúde do seu pet e ainda se sentir realizado por fazer algo delicioso com as próprias mãos, isso vai aproximar você do seu filho peludo e reforçar os laços da relação.

Hoje em dia, com a internet você encontra inúmeras receitas caseiras de petiscos incríveis e facílimos de fazer, e para te ajudar, separamos 3 que consideramos maravilhosos e práticos.

Confira:

Biscoito rápido no micro-ondas: esse é um biscoitinho bem rápido, feito com frango, farinha de arroz e ovos. Bata primeiro os ovos, adicione a farinha de arroz aos poucos para dar o ponto da massa. Abra a massa, faça os biscoitinhos com o molde que gostar, coloque-os num prato e leve ao micro-ondas por 4 minutos. (Pode variar dependendo da potência do seu micro-ondas.)

Pronto, espere esfriar e sirva, ficam super crocantes e rende bem.

Receita completa aqui.

Sorvete canino: essa delícia é ótima principalmente para os dias quentes. Use leite vegetal como de arroz, bata com banana, iogurte sem sal e coloque uma fruta ou legume. Coloque nas forminhas, use um petisco como palito e leve ao freezer.

Seu cãozinho vai se refrescar e amar esse sorvete.

Receita completa aqui.

Bolachinha Vegana: receitinha com 3 ingredientes, sem nada de origem animal. Você vai usar farinha, levedura e caldo de legumes. Misture tudo até dar o ponto da massa. Simples assim, depois é só colocar no forno por 15 minutos a 180 graus.

Esse é um petisco saudável e delicioso.

Receita completa aqui.

Viu só como você pode agradar seu cachorrinho com petiscos saudáveis e práticos? Opte sempre por esses alimentos que seu filho peludo vai amar e se deliciar.

Aproveite sua páscoa, sempre tomando cuidado para não deixar chocolate dando bobeira para que não ocorram acidentes, e tenha sempre petiscos adequados para agradar seu cãozinho.

Aproveite e conheça também nossos outros serviços, com foco sempre no bem-estar e diversão do seu pet:

Fale conosco e saiba como a Pet Play pode cuidar do seu filho peludo para você ter tranquilidade.

Confira também

veja no blog

Natação para o bem-estar do seu cão

Natação para o bem-estar do seu cão

Há algum tempo atrás trouxemos um post sobre os benefícios físicos da natação para cachorros e ainda desmistificando algumas crenças sobre o assunto. No texto de hoje, vamos aprofundar um pouco, e falar mais sobre os natação para o bem-estar do seu cão Fique com a...

Bem-estar para o seu pet com banho americano para gatos

Bem-estar para o seu pet com banho americano para gatos

No último artigo explicamos um pouco do conceito de um banho americano para pets, que ainda não é tão conhecido no Brasil, mas que traz muitos benefícios para nossos filhos peludos. É inegável que só de tomar banho com alguém familiar ao pet, já proporciona um nível...

Conheça o banho americano para pet

Conheça o banho americano para pet

Todo pai ou mãe de pet sabe que aquele momento de levar seu cãozinho para tomar banho, é sempre uma caixinha de surpresas. Para quem tem cães de raças de grande porte como labrador ou Golden retriever, sabe o trabalho que dá tentar dar o banho em casa por conta...

Benefícios que a creche traz para seu melhor amigo

Benefícios que a creche traz para seu melhor amigo

Você sabia que assim como os humanos nossos melhores amigos podem desenvolver sérios problemas comportamentais e até mesmo de saúde se não tiverem a seu dispor um ambiente adequado e equilibrado diariamente? Uma boa rotina com atividades físicas, caminhadas,...

Imunidade Canina

Imunidade Canina

Você se preocupa com a imunidade de seu amigo peludo? Assim como nós humanos, nossos mascotes após passarem por algum tipo de stress ou mesmo após contato com outro cão infectado, podem facilmente contrair algum tipo de virose ou enfermidade tais como a tosse dos...

Conheça os benefícios da natação para cachorros

Conheça os benefícios da natação para cachorros

Quem tem pet em casa, sabe como é complicado manter nossos filhos peludos tranquilo, sem ser fazendo muito exercício. Nesses tempos de confinamento, ficou mais difícil passear com nossos cãezinhos, e isso, além de deixar mais agitados, pode eventualmente acarretar em...

Banho em tempo de COVID -19

Banho em tempo de COVID -19

Neste período muitas dúvidas surgem sobre as formas de contágio e entre tantas muitos se perguntam: O meu cão pode contagiar-me? Não pela respiração, mas apenas se alguém infectado lhe fizer um carinho e depois o dono resolver, por exemplo, beijar o cão. Os animais...

Dia Mundial do Gato

Dia Mundial do Gato

O Dia Mundial do Gato é comemorado anualmente em 17 de fevereiro. Esta data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos. A ideia se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s e...

MUITA ATENÇÃO AO SEU PATUDO! CHEGOU A ÉPOCA DA GRIPE!

MUITA ATENÇÃO AO SEU PATUDO! CHEGOU A ÉPOCA DA GRIPE!

Nas estações chuvosas é muito comum o surgimento de epidemia da gripe canina, doença que ainda desperta várias dúvidas em alguns tutores. Bastante parecida com a gripe humana, essa enfermidade respiratória não costuma ser grave. Mesmo assim, é preciso ter cuidado! A...

Nova técnica para cães que tem medo de fogos de artifícios

Nova técnica para cães que tem medo de fogos de artifícios

A invenção dos fogos de artifícios pode ter sido algo maravilhoso para o ser humano, porém os animais não são muito chegados no barulho ensurdecedor. Por isso, em épocas de festas como natal, ano novo ou até quando tem algum jogo de futebol importante, é necessário...

Vamos falar de adoção?

Vamos falar de adoção?

ANTES DE ADOTAR, O QUE VOCÊ PRECISA SABER: I - As pessoas da sua casa já aceitaram a ideia? Argumente bem com sua família antes e entenda se eles vão realmente aceitar o seu novo animalzinho. II - Você tem tempo para cuidar do seu bichinho? É importante antes de...

conheça nossa creche

Creche para cachorros na Vila Mariana

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Praça da Árvore. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Benefícios que a creche traz para seu melhor amigo

Você sabia que assim como os humanos nossos melhores amigos podem desenvolver sérios problemas comportamentais e até mesmo de saúde se não tiverem a seu dispor um ambiente adequado e equilibrado diariamente? Uma boa rotina com atividades físicas, caminhadas,...

Creche para cachorros na Alameda Campinas

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Praça da Árvore. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros na Alameda Lorena

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Praça da Árvore. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros na Alameda Santos

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Praça da Árvore. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros na Vila Olímpia

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Vila Olímpia. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros no Alto da Boa Vista

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros no Alto da Boa Vista. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros na Saúde

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Saúde. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros na Praça da Árvore

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros na Praça da Árvore. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros em Moema

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros em Moema. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros no Jd. Aeroporto

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros no Jd. Aeroporto. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros em São Judas

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros em São Judas. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros em Campo Belo

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros em Campo Belo. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!

Creche para cachorros no Jabaquara

Confira neste post, todas as dicas sobre Creche para cachorros no Jabaquara. Teremos o prazer em te ajudar a encontrar um maravilhoso lugar para seu amigão!